top of page
  • Foto do escritorProjeto Transformar

Curso de: Graduação em Pedagogia

O termo Pedagogia vem da terminologia grega paidagogós, o termo paidos significa criança e gogía significa acompanhar, conduzir. Esse conceito, na época, fazia referência à situação em que um escravo levava as crianças para a escola, porém ele é fundamental para o entendimento do que é pedagogia.


No período imperial do Brasil, a educação não era prioridade, logo, não havia necessidade de nenhum método pedagógico específico. (Porém, mesmo com esse descaso pela educação, o governo criou, em 1835) a Escola Normal de Niterói, visando formar professores que pudessem repassar os conteúdos escolares por meio do método lancasteriano do ensino mútuo. Nesse período, o país não tinha um planejamento de pedagogia nacional e, por isso, baseava seus projetos nos ideais europeus e norte-americanos.

O curso de pedagogia propriamente dito surge como bacharelado na Faculdade Nacional de Filosofia na Universidade do Brasil, numa “Seção de Pedagogia”. No início o bacharelado em pedagogia tinha a duração de três anos e tinha como objetivo formar “técnicos em educação”.


Depois de tantas mudanças e atualizações, hoje temos o curso como uma ciência.

Pedagogia é a ciência que estuda a formação e o desenvolvimento do indivíduo.

É um conjunto de técnicas de ensino, estratégias e métodos, com o intuito de compreender a educação e melhorar a condução do contexto educacional em vários ambientes.

A profissão tem o objetivo de desenvolver metodologias que tornam a assimilação de conteúdos mais fácil, em qualquer ambiente ou área.


O pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e, científica do processo educativo.

A Pedagogia é o curso ideal para quem almeja ensinar, orientar e educar pessoas nos diversos estágios da vida. Seja na pré-escola ou quando adultos. Essa ciência estuda os ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para realizá-los, para, assim, aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas no ambiente escolar.


Depois de conhecer um pouco sobre o que é pedagogia, me conta, você faria o curso de pedagogia?






13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page